Açúcar: contratos caíram 69 pontos na bolsa de NY na última semana

Postado em 14/02/2017
Os contratos do açúcar demerara negociados na bolsa de Nova York caíram 69 pontos na última semana, quando comparados os preços praticados na sexta-feira, 3 de fevereiro, e no último dia 10, quando o vencimento março/17 fechou em 20,42 centavos de dólar por libra-peso. No comparativo com a véspera, a queda foi de 23 pontos. As demais telas da bolsa nova-iorquina desvalorizaram-se entre 11 e 22 pontos.

Londres seguiu a mesma tendência de baixa e fechou no vermelho em todos os vencimentos. A tela de março/17 ficou em US$ 528,60 a tonelada, baixa de 8,30 dólares no comparativo com a véspera. O açúcar branco desvalorizou entre 3,70 e 7 dólares nos demais lotes.

Segundo Arnaldo Luiz Corrêa, diretor da Archer Consulting, “o mercado (na última semana) tentou por várias vezes quebrar os 21 centavos de dólar por libra-peso mas falhou em se manter acima daquele nível por mais tempo. Qualquer mudança de patamar vai depender de fortes alterações na percepção dos fundamentos. Fevereiro, como dissemos anteriormente, os preços em centavos de dólar por libra-peso tendem a ser ligeiramente melhores do que o preço de janeiro”. 

“A perspectiva de preços melhores para o açúcar em centavos de dólar por libra-peso deve levar muitas usinas a priorizarem a exportação do produto deixando o mercado interno em segundo plano, ou mesmo abandonando-o. Esse comportamento, possível para as empresas que pensam em dólares por tonelada, pode abrir espaço para um desequilíbrio de preços”, destacou Corrêa.

Mercado interno
No mercado doméstico de açúcar a sexta-feira foi de alta segundo os índices do Cepea/Esalq, da USP. A saca de 50 quilos do tipo cristal foi comercializada a R$ 83,54, valorização de 0,47% no comparativo com os preços praticados na quinta-feira
 

Fonte: cenariomt