Inspeções da CIPA na área agrícola e industrial

Postado em 26/09/2017
Para manter o foco constante de segurança e a cobrança de condições melhores de trabalho, todos os meses são realizadas inspeções da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na área agrícola e industrial.
 
O objetivo é auditar os procedimentos de segurança e nessas auditorias são verificados o uso dos equipamentos de segurança, higiene das áreas de vivência, condições do transporte dos colaboradores, condição de segurança das máquinas e ferramentas de trabalho nos diversos ambientes.
 
O engenheiro de segurança do trabalho da Viralcool, Ricardo Carvalho Rezende explica que as inspeções são sempre feitas por dois cipeiros, acompanhados de um técnico de segurança. A escolha do setor a ser auditado é feita pelo coordenador da CIPATR, na Agrícola e pelo presidente da CIPA, na Indústria. São duas gestões distintas, porém com os mesmos objetivos.
 
“As pessoas que estão realizando as inspeções se tornam mais responsáveis em seus setores e cobram mais de seus colegas sobre a cultura de segurança. Como isso é um ciclo, as gestões alteram e se renovam, as pessoas mudam e sempre haverá pessoas novas envolvidas com esse foco e, assim, a segurança se incorpora na cultura das pessoas e cada vez mais existe evolução nas ações”.


Fonte: Jornal Viralcool