Outubro Rosa: o mês da prevenção e combate ao câncer de mama

Postado em 23/01/2017
O Outubro Rosa é um mês de conscientização, por isso a Viralcool realizou uma palestra para suas colaboradoras sobre a prevenção do câncer de mama. A enfermeira do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, Rafaela Piotto, incentivou as mulheres a fazerem o autoexame das mamas e prestar atenção no próprio corpo. “Uma vez ao mês é imprescindível que, ao tomar banho, a mulher faça o autoexame”, alerta a enfermeira.

Ainda de acordo com ela, quando descoberto no início, o câncer de mama tem 92% de chances de cura. Dentre os fatores para a incidência desta doença, estão: hereditariedade, má alimentação, falta de exercícios físicos, consumo de álcool e cigarro e estresse.

Na ocasião, também houve o relato da senhora Ideuza de Oliveira Cordeiro, que falou da sua luta e como venceu o câncer de mama. Ela contou que foi surpreendida com o diagnóstico de câncer em 1986, quando resolveu apertar as mamas e saiu um líquido escuro. Segundo ela, na época era um câncer raro e agressivo, mas ela enfrentou de cabeça erguida e com muita fé. “Fiz a cirurgia e retirei toda a mama e os gânglios debaixo do braço, além de fazer quase um ano de quimioterapia e radioterapia”.

Após esta experiência, ela percebeu que sua missão na vida era ser voluntária do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto e que o trabalho de voluntariado é muito gratificante. “Nós mulheres temos uma força muito grande, trabalhamos fora, cuidamos da casa e dos filhos, mas também precisamos cuidar de nós mesmas para continuar lutando”, finaliza dona Ideuza.