Outubro Rosa - Prevenção é a melhor solução

Postado em 04/10/2016


O câncer de mama acomete mulheres por volta dos 50 anos de idade, sendo raro antes dos 30 anos. Todavia, nas ultimas décadas tem sido observado um aumento da incidência em faixas etárias mais jovens.

Prevenção é a melhor solução

As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente. O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais:
  • Fazer observação em frente ao espelho
  • Palpar a mama de pé
  • Repetir a palpação deitada.

Além disso, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.