Parque eólico de Santa Vitória: energia para 400 mil famílias

Postado em 24/04/2017
Quatro dos 12 parques eólicos de Santa Vitória do Palmar já estão em operação comercial: dois em dezembro de 2016, dois em fevereiro. O complexo já conta com 32 aerogeradores, dos 69 que serão instalados ao todo, gerando energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências (207 MW).

Em implementação desde agosto de 2015, o Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar é o maior empreendimento da Atlantic Energias Renováveis até o momento. Estende-se por uma área de 10.424 hectares de áreas arrendadas.
A previsão de término das obras é o final de 2017.

A implantação começou em agosto de 2015. Nesta segunda-feira (24), A Atlantic assina com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) um contrato para financiamento de R$ 230 milhões. O investimento total previsto é de R$ 1,2 bilhão. Estende-se por uma área de 10.424 hectares de áreas arrendadas.

A assinatura do contrato está marcada para as 14h30, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. Além do governador José Ivo Sartori, devem estar presentes o presidente do BRDE, Odacir Klein; o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; da superintendente da área de Energia do BNDES, Carla Primavera, representando a presidência do banco; e o CEO da Atlantic, José Roberto de Moraes.

Segundo a Atlantic, ela é a primeira geradora eólica voltada diretamente para o mercado energético a certificar projetos no Brasil, e suas atividades em cada parque foram auditadas pela ABS Quality Evaluations.

O Programa de Certificação de Energia Renovável é uma iniciativa do Instituto Totum, da Associação Brasileira de Geração de Energia Eólica (Abragel), da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto valor agregado de sustentabilidade.
 


Fonte: jornalja