Reuniões semanais com gestores reforçam a preocupação com segurança

Postado em 09/11/2016
A segurança do trabalho tem sido uma das prioridades da Viralcool. Em razão disso, semanalmente estão sendo realizadas reuniões com os gestores da área agrícola sobre o processo produtivo. O objetivo destas reuniões é de direcionar os encarregados do processo nas metas produtivas e alinhar a forma de gestão das equipes.
“Os profissionais da segurança do trabalho tem no início das reuniões a oportunidade de passar aos gestores agrícolas informações de segurança de suas áreas, sempre com o objetivo de
melhorar as condições de trabalho e atender a legislação em diferentes fases do processo, seja na colheita, plantio, tratos culturais ou transporte”, conta o engenheiro de segurança do trabalho da Viralcool, Ricardo Rezende.
Nas reuniões, o departamento de segurança do trabalho tem a oportunidade de apresentar informações sobre as inspeções de segurança da área agrícola e vai puxar o mercado de açúcar, já que é o maior consumidor e segundo maior produtor mundial. “Porém, o Brasil tem um desempenho medíocre. Nunca vi o Brasil tão mal, em dois anos retrocedemos quase 10%”.
Mas, apesar de tudo, segundo ele, as perspectivas são boas e devemos retomar o crescimento do país. Com o déficit de 170 bilhões de reais deixado pelo governo de Dilma Roussef, o presidente Michel Temer tem o dever de diminuir as despesas, diminuindo assim a estrutura estatal e os impostos, aumentando a eficiência dos gastos públicos e colocando fim aos privilégios.
“Hoje já tivemos uma mudança significativa nos ministérios, como o das relações exteriores, que agora fará negócios com quem realmente importa e a mudança na diretoria das estatais”.
Fava Neves também comentou que o agronegócio brasileiro ainda é muito respeitado no exterior e que o Brasil vai ser o maior exportador de soja do mundo daqui 10 anos. Além disso, a perspectiva é de uma retomada da safra da cana-de-açúcar e de uma excelência operacional. “Não podemos esquecer também que a biomassa é um produto muito atrativo para os estrangeiros e um dos mais promissores da cadeia produtiva”, completa o economista.
feitas pelos técnicos de segurança na semana. Também são apresentados dados, como: estatísticas de acidentes, custo dos acidentes, informações sobre meios de prevenção de acidentes do trabalho e o resultado das adequações de segurançaque são realizadas pelos gestores nas suas frentes de trabalho.
O engenheiro de segurança do trabalho também destacou a importância de aprimorar a gestão produtiva e alinhar com as necessidades de segurança de cada área, apresentar os índices de desempenho e homogeneizar as informações para melhoria contínua, para que cada setor assuma seu papel e sua responsabilidade na gestão integrada de produção, qualidade e segurança.
“Essa interação da segurança com os gestores de processo tem trazido resultados positivos no setor agrícola, por isso, o mesmo trabalho está sendo iniciado nas reuniões do setor industrial com fundamental apoio de sua diretoria”, finaliza Rezende.