Tempo seco pode atrasar o plantio de soja na Argentina

Postado em 27/11/2017
O plantio de soja da Argentina na safra 2017/2018 atingiu 41% da área ou 6,896 milhões de hectares até o dia  23 de novembro. De acordo com o Ministério da Agroindústria da Argentina, na semana anterior a semeadura estava em 28%. No mesmo período do ano passado, os trabalhos de campo  atingiam 39%.

Para o milho, a semeadura chegou a 50% ou 4,385 milhões de hectares da área total prevista de 8,797 milhões de hectares até o dia 23 de novembro. O número está atrasado quando comparado com a safra anterior, que neste mesmo período atingia 47%.

Com o avanço dos trabalhos de campo na Argentina e no Brasil, as atenções do mercado se voltam para a América do Sul. A previsão de poucas precipitações para a maior parte das províncias argentinas nos próximos sete dias traz alguma preocupação, o que pose elevar os preços nas bolsas internacionais.

Em relação ao La Niña, dependendo da intensidade, o fenômeno costuma trazer alterações importantes para o regime de chuvas na Argentina e no Sul do Brasil. No entanto, até o momento, as indicações são de um fenômeno de intensidade fraca.
 

Fonte: canalrural