XVIII SIPAT traz novidades com apresentações diferentes

Postado em 19/07/2017
“Apenas haverá futuro se a segurança estiver no presente”. Essa foi a frase que definiu a XXVIII SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Viralcool. O autor, Jorge Luiz Beluzzo de Oliveira, foi o ganhador do concurso de frases no ano passado e teve sua frase exposta este ano. Neste ano, a SIPAT aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro e, além das palestras, também houve a apresentação de uma peça teatral com o tema: “O trabalho mais perigoso do mundo”, que foca na prevenção de acidentes, os perigos do dia a dia e sobre a importância de ajudarmos uns aos outros. Tudo isso de forma bem humorada e com um final que nos faz refletir. Além disso, na segunda-feira o evento contou com um stand do Poupatempo para orientações de regulamentação de documentos.

Na terça-feira, no stand da São Francisco Saúde, os colaboradores da Viralcool puderam tirar dúvidas sobre o aplicativo de assistente pessoal de saúde SF Bio e ainda participaram do Circuito da saúde, onde puderam aferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia. Também foi realizada a palestra com o tema “Segurança se faz em equipe”, com o Coach Ângelo Otavio. A palestra teve o objetivo de trabalhar com o valor da segurança, pois as pessoas têm de perceber que a segurança não é somente seguir regras, ela tem de querer estar bem e ficarem seguras, não se machucar ou acidentar. “Hoje está meio confuso, pois as regras estão muito impostas. Por isso, vamos tentar fazer os colaboradores entenderem o porquê existem estas regras e entender todo o processo e não somente cumprir, para que ele se torneuma pessoa efetivamente segura”.

No stand da Vigilância Sanitária, profissionais da saúde deram orientações sobre as vacinas. Já o SESI esteve presente com o stand Pentáculo do Bem-Estar, em que os colaboradores responderam um questionário de qualidade de vida e depois foi entregue a eles um gráfico com os resultados. O engenheiro de segurança da Viralcool, Ricardo Carvalho Rezende, avaliou que foi uma semana muito produtiva na Viralcool e que, segundo as apurações, os colaboradores ficaram satisfeitos. “Dentro da Viralcool estudamos a implantação de uma cultura de segurança e, através dessa SIPAT, que foi diferenciada, conseguimos passar a mensagem para as pessoas. A segurança só se desenvolve dentro de uma empresa de acordo com o que coordenação quer”, explicou ele, que ainda destacou que os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) participaram ativamente na organização da SIPAT. Também foi realizado mais um concurso de frases com o tema “Segurança”.

Os colaboradores deixaram a criatividade rolar e uma comissão escolheu as melhores. Confira os ganhadores: doses, adotada no Brasil, é segura e garante proteção durante toda a vida. “Não é necessário correria até os Postos de Vacinação, pois a doença por enquanto está restrita à zonas rurais dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Porém, com calma, todos devem estar com seu calendário de vacinação em dia”.

Considerações:
•Não administrar em pessoas portadoras de doenças imunodepressoras
•Não administrar em gestantes
•Não administrar em crianças com menos de 6 meses de idade
•Não administrar em pessoas com estado febril agudo
•Pessoas acima de 60 anos, devem consultar médico antes da vacinação A Viralcool já vem orientando seus colaboradores através do Ambulatório Médico sobre necessidade ou não de vacinação, e também conscientizandoos sobre a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti. Durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), técnicos da Vigilância Epidemiológica de Pitangueiras estiveram na empresa para orientação e vacinação de colaboradores, caso houvesse necessidade. 1º Claudio Fernandes - Atividades Agrícolas Diversas (agrícola) 2º Sílvio Sérgio Gomes Encontrão - Encarregado de Produção (indústria) 3º Antônio Carlos Jorge- Operador de Sonda Forrageira (indústria)

Parabéns aos ganhadores e obrigado a todos que participaram!