Gestão Ambiental

Estabelecemos e preservamos as melhores práticas no trabalho e plantio da cana como exemplos de transparência e responsabilidade socioambiental. Envolver os colaboradores na discussão das questões ambientais é fundamental para orientá-los em novas posturas que envolvam o respeito ao meio ambiente, incentivando práticas mais sustentáveis e que visam a preservar a natureza.
 
 
Reflorestamento e preservação de matas ciliares
A Viralcool administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente e no entorno das nascentes de córregos e rios, protegendo assim as matas ciliares. Para isso, conta com um viveiro próprio de mudas de árvores nativas e frutíferas. Colabora também com os municípios vizinhos, fazendo doações de mudas para reflorestamentos municipais.
 
As unidades de produção possuem Estações de Tratamento de Efluentes, que evitam a emissão de resíduos em rios dentro de suas áreas operacionais.
 
Além disso, foi com ações corretas de gerenciamento de resíduos que a Viralcool conquistou o CADRI- Certificado de Movimentação de resíduos de Interesse Ambiental, emitido pela CETESB.
 
 
 
Gestão de Resíduos
A Viralcool faz o descarte ecologicamente correto dos resíduos gerados e que não podem ser jogados no lixo comum, como: Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), baterias, pneus, tambores, óleos e resíduos ambulatoriais, estopas, retalhos elâmpadas fluorescentes.
 
O lixo eletrônico gerado pela empresa por seus colaboradores, também recebe atenção especial e destinação correta, sendo enviado às empresas que fazem a triagem e descontaminação dos mesmos.
 
Há também a coleta seletiva dentro da empresa com a separação de lixo seco e molhado. Além disso, a implantação do Projeto 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) começou com a substituição de copos descartáveis por canecas plásticas individuais, diminuindo assim, a quantidade de lixo descartado.
 
 
Certificados Ambientais
Ao longo dos anos a Viralcool conquistou selos ambientais importantes graças a sua preocupação com a natureza. A partir da adesão ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, conquistou o certificado Etanol Verde, idealizado para incentivar a produção sustentável de biocombustível a partir da cana-de-açúcar.
 
A empresa também está certificada com o Selo Energia Verde, para empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável.

Conheça mais