Uma das doenças mais presentes no cotidiano das pessoas é a influenza, ou como é mais conhecida: a gripe. Ela ataca o sistema respiratório e possui forte potencial de transmissão em todas as faixas etárias: crianças, adultos e idosos.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no Brasil: A, B e C. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas e não possui impacto na saúde pública.
A gripe inicia-se com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, abatimento, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.
A vacinação é a melhor maneira de combater os tipos de gripe. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Por conter fragmentos “mortos” do agente infeccioso, não há qualquer risco de a injeção causar a doença.
Funciona assim: quando você toma a vacina, seu sistema de defesa reconhece aquelas partículas estanhas e começa a produzir proteínas para combatê-las. Elas são os anticorpos contra a gripe.
Porém, todo esse processo leva geralmente de duas a três semanas. Nesse meio tempo
é possível que você contraia a gripe e apresente seus sintomas. Por isso que muita
gente pensa, erroneamente, que a vacina causa o problema.
Outras medidas preventivas
Além da vacina, devemos adotar outras medidas para se prevenir, tais como:
Devido à importância da prevenção, a Viralcool disponibilizou, em parceria com a São Francisco Saúde, a vacina para seus colaboradores e realizou uma campanha nos dias 2 e 3 de maio.