A importância em obter alto índice de ATR

Postado em 29/06/2020


Não basta produzir canaviais com mais toneladas de cana por hectare, é preciso obter maior quantidade de açúcar por tonelada de cana

A qualidade da matéria-prima processada na primeira quinzena de junho, mensurada a partir da concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), aumentou 5,27% atingindo 136,04 kg por tonelada de cana-de-açúcar em 2020 contra 129,23 kg verificados na mesma quinzena do último ano. Foi o que informou o Relatório de Acompanhamento de Safra divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Ainda de acordo com o Relatório, no acumulado desde o início da safra até 16 de junho, o indicador assinala 128,75 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, com aumento de 6,17% em relação ao valor da safra 2019/2020.

Mas o que é o ATR da cana? ATR - Açúcar Total Recuperável - representa a qualidade da cana, a capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool através dos coeficientes de transformação de cada unidade produtiva. Para efetuar o pagamento aos fornecedores, por exemplo, uma usina amostra a cana antes da recepção na indústria para avaliar a qualidade e, a partir dessa informação, determinar o pagamento. Os produtores de cana, antes de colher, realizam coletas de amostras para saber a melhor hora da colheita, para que possam obter a melhor renda possível por tonelada fornecida. O cálculo do ATR é atrelado ao preço dos produtos finais da produção de cana, que são o açúcar e o álcool. Quando esses preços oscilam, o preço do ATR também varia.

Durante muito tempo, o foco do setor sucroenergético foi obter mais toneladas de cana por hectare, nos últimos anos, essa visão tem se ampliado para: obter canaviais com alta produtividade e alta concentração de açúcar, pois, com índice de ATR mais elevado, é possível produzir mais açúcar e mais etanol com o mesmo volume de cana.

É o que ocorre na safra 2020/21 na região Centro-Sul: mesmo com maior direcionamento de cana para a produção de açúcar - na primeira metade de junho, 47,11% da cana-de-açúcar produzida foi destinada à produção de açúcar, ante 35,69% registrados na mesma data de 2019 – é possível manter a produção de etanol em alta.

Refletindo essa maior proporção de matéria-prima direcionada à fabricação de açúcar, a produção do adoçante aumentou 36,28% na primeira metade de junho deste ano e atingiu 2,55 milhões de toneladas, contra 1,87 milhão de toneladas verificadas em idêntica quinzena do ano anterior.

O volume fabricado de etanol, por sua vez, alcançou 1,83 bilhão de litros na quinzena de junho, sendo 565,57 milhões de litros de etanol anidro e 1,27 bilhão de litros de etanol hidratado. Desse total, 66,53 milhões de litros foram fabricados a partir do milho.

No acumulado desde o início da safra 2020/2021 até 16 de junho, a produção de açúcar alcançou 10,57 milhões de toneladas, contra 6,72 milhões de toneladas verificadas na mesma data do ciclo 2019/2020.

A fabricação acumulada de etanol totalizou 8,04 bilhões de litros, sendo 2,23 bilhões de litros de etanol anidro e 5,81 bilhões de litros de etanol hidratado. Do total fabricado, 417,30 milhões de litros do biocombustível foram produzidos a partir do milho. Se o ATR estivesse baixo, o volume de etanol seria menor.

Fonte: CanaOnline