A Viralcool Castilho foi convidada pela Secretaria da Educação Municipal a participar da primeira “Semana Acolhedora para Crianças”

Postado em 19/10/2023

O projeto foi sediado no Clube da Terceira Idade em Castilho e foi projetado para oferecer às crianças uma experiência única, mesclando diversão e aprendizado.

O projeto contou com todos os elementos já apresentados para o público durante a Festa do Peão e do Pescador de Castilho, festa tradicional da região, onde participamos pelo segundo ano consecutivo.

  • Brigada de Incêndio onde as crianças receberam orientações essenciais sobre prevenção de incêndios e procedimentos de emergência. As crianças foram educadas sobre os perigos de queimadas, promovendo um senso de responsabilidade e proteção ambiental.
  • Laboratório e Qualidade Industrial falando sobre as boas práticas da fabricação de açúcar e etanol.
  • Qualidade Agrícola demonstrando as iniciativas realizadas no combate as pragas e doenças nos canaviais.
  • Maquete industrial demonstrando vários processos existentes na indústria.
  • O projeto também enfatizou a importância da conservação ambiental, especialmente em uma região como Castilho, que está intimamente ligada à agricultura. Mudas utilizadas nos reflorestamentos realizados pela usina foram expostas, assim como explicações sobre os projetos ambientais que são frequentemente realizados.

Uma novidade implementada e que se tornou destaque foram os simuladores dos veículos das operações agrícolas, onde as crianças puderam simular estas operações e vivenciar um pouco das várias profissões que hoje são exercidas por pais e parentes na usina.

As crianças ficaram empolgadas e isto as ajudou a compreender a importância da indústria agrícola da região.

 

Outra novidade implementada no projeto foram os temas sobre a mecânica e manutenção dos veículos utilizados dentro da empresa.

Como lembrança desta incrível jornada foram entregues copos, sementes de árvores ipê roxo para as crianças plantarem e a famosa garapa de cana de açúcar.”