A Viralcool é patrocinadora do 12º Encontro Cana Substantivo Feminino

Postado em 29/02/2024

 

O Encontro acontece em 21 de março de 2024 no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP

A Viralcool conta com três unidades produtoras bioenergéticas localizadas em Sertãozinho, Pitangueiras e Castilho, todas no estado de São Paulo. E tem como diretora de Recursos Humanos, Cláudia Tonielo, profissional adepta de uma gestão moderna, que vai ao encontro dos critérios de ESG –   termo em inglês para governança ambiental, social e corporativa.

Ao assumir o cargo de Diretora de RH, Cláudia fortaleceu a gestão de pessoas no Grupo, além de estimular duas importantes metas da Viralcool: a promoção da sustentabilidade e a maior inclusão de mulheres em todas as áreas da empresa.

Para contar com maior participação feminina, a executiva impulsionou a associação do Grupo Viralcool ao programa ONU Mulheres, visando contribuir com esta iniciativa no Brasil e no setor. E tem atuado ativamente e se engajado em diferentes projetos, como:

  • Mulheres em Ação, que busca contratar mulheres que têm competência para áreas específicas, as capacitando para ocuparem tais funções;

  • Comitê de Mulheres, que promove reuniões com o objetivo de discutir as demandas da mulher nos diferentes segmentos representados no Grupo.

“Temos uma frente de colheita de cana formada apenas por mulheres, operadora de colhedora, motorista de transbordo e de caminhão-pipa. Alguns testes realizados mostram que ter mulheres na operação tem vantagens, elas são mais cuidadosas com as máquinas, entregando uma matéria-prima com mais qualidade, com menos impurezas vegetais e minerais. Às vezes, no final do turno, apresentam menor volume de cana do que os homens.  Mas como suas máquinas dão menor manutenção e pela qualidade do corte, compensa”, informa Cláudia.

Durante a safra, as três unidades do Grupo Toniello empregam cerca de 5 mil funcionários. “Desse total, temos poucas mulheres. Para ampliar a presença feminina, realizamos trabalhos de divulgação de vagas dirigidos às mulheres. São ações de conscientização para que percebam que são capazes, que podem ser, fazer e estar onde quiserem. Ninguém é incapaz. Outro ponto importante de nossas ações é oferecer treinamentos para desempenharem um trabalho com qualidade e com segurança.”

Cláudia tem se dedicado a coletar informações sobre a participação das mulheres em diferentes projetos. O objetivo é reunir dados de modo sistematizado e organizado sobre o desempenho das profissionais ao ocuparem variadas funções no setor, demonstrando, com números, o progresso e o nível de eficiência que elas têm atingido.

Fonte: Cana Online