As três unidades da Viralcool realizam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Postado em 15/06/2022

Em fevereiro as três unidades do Grupo Viralcool (Sertãozinho, Pitangueiras e Castilho) realizaram as suas SIPAT’s (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). As palestras foram realizadas de forma presencial, porém com o uso obrigatório de máscaras. 

No início da semana, a diretora de RH, Claudia Tonielo, deixou um recado a respeito da importância da segurança no trabalho para todos os colaboradores, pedindo muita atenção e critério de todos nas palestras porque a segurança dos colaboradores é o maior bem da Viralcool.

 

 

Entre as palestras realizadas, a fonoaudióloga Ana Claudia falou sobre a importância da audição e do uso do protetor auricular. De acordo com ela, uma vez afetadas, as células das regiões auditivas dificilmente se recuperarão. "É preciso cuidar de pequenas inflamações para que não se compliquem e venham a se tornar algo mais grave como tumores, por exemplo".

A perda de audição, entre outras coisas, pode ser um gatilho para depressão e irritabilidade. Portanto, é necessário o uso de EPIs como protetor auricular e seguir as normas reguladoras.

O consultor da Liner Consultoria, Luciano Rocha, discorreu sobre as Boas Práticas de Fabricação. De acordo com ele, um ambiente limpo e organizado é menos propício a acidentes. "O olhar de um inspetor de BPF busca segurança e limpeza no ambiente de trabalho, atitudes adequadas para segurança do trabalhador e do produto. Junto com os cuidados de cada um para evitar contaminações, existem os processos para tratamento dos produtos para evitar a proliferação de micro-organismos".

Também houve uma palestra sobre a Segurança na Operação de Empilhadeiras. De acordo com um dos palestrantes, o gerente de contas, Rogério Pereira, no Brasil, uma grande parte dos acidentes de trabalho acontecem com materiais abrasivos utilizados nas indústrias.

"É preciso escolher de maneira correta os materiais a serem utilizados nas diferentes tarefas a fim de melhorar a qualidade dos serviços que estão sendo executados e evitar acidentes".

 

 

 

Uma das palestras mais aguardadas pelos colaboradores foi do Bombeiro André Luís Braga, que falou sobre os perigos dos animais peçonhentos e como se prevenir. Ele ainda trouxe duas cobras vivas para o auditório e demonstrou a maneira correta de fazer a captura deste animal e devolvê-lo à natureza. Já o Tenente Oswaldo Alves, do Corpo de Bombeiros, discursou sobre os comandos de emergência e a importância de ficar atento.

Na área de saúde, o Dr. Luis Orlando Mattiazzo Re, da Sermed Saúde, deu uma aula sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS e a importância da prevenção. E a psicopedagoga, assistente social e técnica de segurança do trabalho, Claudia Rocha, discutiu sobre os malefícios do cigarro de uma forma dinâmica e bem humorada. De acordo com ela, o primeiro passo é tomar a decisão de parar e encarar o tabagismo como uma doença que causa abstinência e dependência.

A SIPAT 2022 foi finalizada de uma maneira divertida com uma dinâmica motivacional do instrutor do SENAI, Alex Paixão. Obrigado a todos os colaboradores que participaram. Vamos fazer uma safra com muita segurança.