Brasil terá maior produção de café da história

Postado em 04/06/2018

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que em 2018 o Brasil terá a maior produção de café da sua história. A quantidade total deve ficar em 58 milhões de sacas beneficiadas de 60 quilos das cultivares arábica e conilon. O crescimento apontado é de 29,1% em relação à safra passada, que alcançou 44,9 milhões de sacas.

De acordo com a Conab, a produção estimada de café arábica é de 44,3 milhões de sacas, enquanto a do conilon estima-se 13,7 milhões de sacas. Segundo o estudo divulgado em maio, o resultado ocorreu pela bienalidade positiva e boas condições climáticas. Outro motivo seria o avanço tecnológico do setor, sobretudo na aposta por variedades mais produtivas.
O maior produtor do Brasil é Minas Gerais, com um total de 30,7 milhões de sacas; seguido do Espírito Santo com 12,8 milhões de sacas. Em São Paulo, onde só é produzido o café arábica, a quantidade chegou a 6,1 milhões de sacas. A Bahia apresentou bons resultados, com produção de 4,5 milhões de sacas.

A Conab informou também que área total, que engloba os cafezais em formação e em produção em todo o país, deve atingir 2,17 milhões de hectares, sendo 287,7 mil em formação e 1,9 milhão de hectares em produção.

Fonte: CBC Agronegócios