Caixa Econômica Federal libera Saque Extraordinário do FGTS: Como usar este dinheiro?

Postado em 15/06/2022

A Caixa Econômica Federal já começou a liberar o Saque Extraordinário do FGTS. Com ele, o trabalhador poderá sacar até R$ 1.000,00 do seu fundo de garantia. O crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores. Para acessá-la, o trabalhador deverá baixar o aplicativo Caixa Tem.

O que fazer com este dinheiro?

Este valor pode ser de grande ajuda para quitar dívidas e outras aplicações. Caso a pessoa tenha algum tipo de empréstimo ou dívida, é importante analisar as taxas de juros que estão sendo cobradas. Dessa forma, se o trabalhador pegar os R$ 1.000,00 do FGTS Extraordinário, uma opção seria antecipar a quitação do máximo de parcelas possíveis, pois assim ele terá um desconto nos juros.

Caso o trabalhador não possua nenhuma dívida, ele pode pensar em investir este dinheiro em algo mais rentável, como a aplicação em renda fixa.

Aplicação no Tesouro Direto Selic

O Tesouro Selic é um título emitido pelo Tesouro Nacional atrelado à taxa básica de juros brasileira, a taxa Selic, que hoje vale 12,75% ao ano (maio de 2022). No Tesouro Selic você empresta dinheiro ao governo e espera receber juros por essa atitude.

E como se caracteriza por um título de renda fixa, o risco de perda é relativamente baixo, independentemente da duração da aplicação e data de resgate. Esse investimento é considerado uma das melhores opções para sair da poupança.

Confira o calendário de recebimento: