Chegou a vez dos homens: Novembro Azul é o mês da conscientização do câncer de próstata

Postado em 01/11/2016
O Novembro Azul se tornou uma campanha importante na prevenção ao câncer de próstata no Brasil. É preciso vencer a vergonha e o preconceito para combater essa doença.

PREVENÇÃO
O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Médicos recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso apresente fatores de risco (histórico familiar, má alimentação, obesidade, tabagismo).
O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.
Sabe-se que uma mudança no estilo de vida é crucial para aumentar a sobrevida, incluindo uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas no dia a dia.

SINTOMAS
Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Procure seu médico e faça os exames!