Colheita do café começa na região da Cooxupé; safra deve ser 10% menor

Postado em 22/05/2019
Colheita do café começa na região da Cooxupé; safra deve ser 10% menor

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) informou que os trabalhos de colheita do café já começaram na região. Atualmente, a Cooxupé possui mais de 14,5 mil cooperados em mais de 200 municípios nas regiões do sul de Minas Gerais, Cerrado mineiro e média mogiana do estado de São Paulo.

A expectativa da entidade nesta temporada é que a produção alcance 7,6 milhões de sacas de café arábica, contra 8,4 milhões em 2018, queda de 10%. Neste ano a produção caiu por conta da bienalidade negativa do café, época em que se produz menor.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destacou a importância do planejamento e da gestão aos cooperados em momentos em que o preço do café atinge os menores valores em 13 anos.

“Neste momento em que os preços do café não estão atraentes, é fundamental que nossos produtores adotem medidas em suas propriedades para não perderem produtividade, qualidade e estarem atentos à redução de custos. Para o cafeicultor, a colheita é um dos principais momentos, mas que representa 40% dos custos da atividade cafeeira”, declarou.


Fonte: Canal Rural-UOL