Educação financeira ajuda você a controlar seu dinheiro

Postado em 18/01/2017
Muitas pessoas acham que administrar bem o dinheiro é cortar os gastos. Porém, não é tão simples assim. Uma boa educação financeira consiste em saber como gastar de acordo com a sua situação financeira.

Primeiramente, estabeleça metas e objetivos para o que fazer com o seu dinheiro, seja uma viagem, trocar de carro ou pagar as dívidas do cartão de crédito. E sempre que você tiver que tomar uma decisão sobre “gastar ou não gastar”, pense no seu objetivo. Pense em como a sua decisão fará com que você fique mais perto ou mais longe da sua meta.

Conheça e controle seus gastos. Geralmente as pessoas sabem quanto ganham, mas não sabem quanto gastam. Por isso, anote todas as suas despesas, pois assim você pode controlar seus gastos.

Fazendo esse controle, você faz o dinheiro trabalhar para você! Quanto mais você conseguir economizar e investir, mais rápido você conseguirá atingir suas metas. Mas cuidado para não se endividar!

Ter dívidas não é necessariamente ruim, desde que você consiga pagá-las. Mas, para muitos, possuir uma casa ou um automóvel só se torna possível através de um financiamento. O que devemos fazer quando necessitamos nos endividar é pesquisar por financiamentos com juros mais baixos e com parcelas que não comprometam a renda familiar mensal.

Apesar de muitas vezes ser difícil evitar que imprevistos ocorram, podemos nos proteger das consequências causadas por eles. Assim, contratar seguros é algo extremamente importante para preservar nossa qualidade de vida. Podemos encontrar seguros para quase tudo: para nossos bens (seguro de carro, casa, etc.), para nosso bem-estar (seguro saúde, seguro de vida, seguro contra invalidez, etc.), entre outros.
?
E agora chegamos na tão sonhada aposentadoria. Se você pretende se aposentar contando apenas com recursos do INSS ou então com recursos de algum fundo de pensão, há grandes chances de você acabar curtindo a vida apenas ao final dela. Para que a terceira idade ideal ocorra é preciso economizar recursos financeiros adicionais além das “oficiais”. A previdência privada pode lhe garantir uma aposentadoria tradicional tranquila. Mas a aposentadoria dos sonhos deve vir da acumulação de patrimônio que lhe permita ser independente.