EUA deve plantar 12% menos arroz

Postado em 23/03/2021


Para o Arkansas a aposta é uma queda de 10%, fechando em 530 mil hectares.

Os Estados Unidos devem ter uma área 12% menor de arroz nesta safra. Os números oficiais saem no próximo dia 31 de março, pelo Departamento de Agricultura (USDA) mas especialistas antecipam o cenário.

Segundo divulgado pelo site Planeta Arroz, Jarrod Hardke, especialista em arroz da Universidade do Arkansas, principal estado produtor norte-americano, aposta em uma redução da área observando o cenário das últimas duas décadas. Para o Arkansas ele aposta em uma queda de 10%, fechando em 530 mil hectares.

No ano passado o plantio foi recorde, avançando 25% em acres, mas o clima não colaborou e houve quebra na safra. Por outro lado a valorização de commodities como soja e milho fez a competição aumentar e produtores migrarem para essas culturas.

“As complicações de quanto mais a área deve cair, ou não, giram em torno do apoio continuado dos preços para commodities concorrentes e o que acontecerá com o solo que foi forçado a evitar o plantio por dois anos”, destaca Hardke.

Ele projeta que a redução pode ser mais severa, em torno de 425 mil hectares, chegando aos patamares das safras de 2013, 2017 e 2019. Tudo também depende de uma janela de plantio favorável que motive os produtores. 

A safra 2019/20 dos norte-americanos teve redução de 16% e exportações em cerca de 500 mil toneladas a menos. Foram colhidas 5,99 milhões de toneladas contra 10,6 milhões de toneladas no Brasil. O Arkansas, localizado no Sul, responde por quase a metade da produção e faz parte do chamado  Rice Belt ou Cinturão do Arroz. 

Fonte: AgroLink