Exportação do agronegócio do Brasil cai 11% em agosto com embarques de soja menores

Postado em 16/09/2019
Exportação do agronegocio do brasil cai 11% em agosto

As exportações do agronegócio do Brasil tiveram redução de 11% em agosto ante o mesmo período do ano passado, para US$ 8,27 bilhões, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (12).

A queda das exportações em geral foi resultado, segundo o governo, do recuo dos preços médios dos produtos (-7,2%), além da redução da quantidade embarcada (-4,1%). Segundo o ministério, isso foi reflexo de uma menor demanda da China por soja.

Os chineses reduziram as compras do principal produto do agronegócio brasileiro para 4,1 milhões de toneladas, menos 2,8 milhões de toneladas ante agosto de 2018.

"Deve-se ressaltar que a queda nas exportações de soja em grão à China foi idêntica à queda para o mundo", disse em nota o ministério.

Ao todo, as exportações de soja do Brasil recuaram para 5,3 milhões de toneladas no mês passado, ante 8,12 milhões em agosto do ano passado.

O país asiático, maior importador global de soja, está comprando menos neste ano por conta do impacto da peste suína africana nas criações, que reduz a demanda pela matéria-prima de ração.

No ano passado, no ápice da guerra comercial EUA-China, os chineses voltaram-se fortemente ao Brasil, maior exportador do produto.

Mesmo com as reduções, a participação dos produtos do agronegócio aumentou no total das exportações brasileiras, chegando a 44,1%.

"Tal efeito ocorreu em virtude da queda mais pronunciada nas exportações dos demais produtos que não são do agronegócio. Esses produtos tiveram redução de 14,5%, portanto, uma queda superior aos 11% das exportações do agronegócio brasileiro", afirmou a nota.

Por outro lado, as exportações de milho atingiram um recorde, ajudando a minimizar a redução nos embarques de soja.

Os embarques do cereal, que somaram 7,6 milhões de toneladas, renderam ao país 1,34 bilhão de dólares no período (+169,2%)

Os cinco principais países importadores de milho brasileiro, no mês, foram Egito (894,3 mil toneladas), Irã (885 mil toneladas), Japão (831,7 mil toneladas), Espanha (798,1 mil toneladas) e Vietnã (633,6 mil toneladas).


Fonte: G1