Geração de energia por usinas é uma alternativa de energia limpa

Postado em 07/02/2019
Energia Verde

A energia gerada a partir de biomassa do bagaço de cana-de-açúcar é limpa e poderia abastecer mais da metade dos consumidores do estado de SP. O vapor gerado pela queima do bagaço faz as turbinas girarem, o que coloca para funcionar moendas ou um gerador de energia elétrica.

Essa energia é consumida pela própria usina e o excedente é vendido para a rede.

De acordo com matéria do site G1, a energia elétrica exportada pelas usinas para a rede aberta percorre o caminho mais rápido até seu consumo final, mas os créditos gerados pela atividade podem ser negociados entre unidades geradoras e consumidoras por meio do mercado livre de energia. Nesse caso, os valores são compensados na fatura mensal de energia elétrica entregue pela concessionária.

A Viralcool produziu 240.000 Megawatts de energia em 2018, dos quais 175.218 MW foram exportados para a rede. Essa volume de energia é 100% garantida na safra, quando a usina processa a cana para a produção de álcool e açúcar e o bagaço é abundante. 

Estima-se que uma tonelada de cana, da qual se aproveitam 250 quilos do bagaço, resulta em média em 80,10 KW/h.

Além disso, a Viralcool doa 100 MW por mês para o Hospital de Câncer de Barretos, este ano através da unidade 2, em Castilho - SP.