Grupo Viralcool participa do lançamento da campanha Fogo é Fogo da ABAGRP

Postado em 18/10/2023

No mês de julho, na Area EuroBike, em Ribeirão Preto/SP, os setores ambiental e de segurança do trabalho das unidades Pitangueiras e Sertãozinho do Grupo Viralcool participaram de mais um lançamento da campanha Fogo é Fogo da ABAG/RP.

A Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios é realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, ABAG/RP, seus associados, e outros parceiros, como: usinas, cooperativas, associações de produtores rurais, com apoio do SENAR.

Esta campanha foi criada em 2015 para conscientizar a sociedade rural e urbana sobre a necessidade de prevenção, e trabalhar proativamente contra a ocorrência e propagação de incêndios, no campo e na cidade. O envolvimento e a cooperação, inclusive de órgãos públicos, atestam a seriedade desta ação, que cresce a cada ano.

O setor sucroenergético a cada ano se prepara melhor para a temporada de maior incidência de ocorrências, sendo mais uma constatação de que não passa de preconceito de setores da sociedade que ainda responsabilizam o produtor de cana pelos incêndios. A Viralcool que participa desta campanha desde 2020, e mostra que investe pesado quando o assunto é prevenção e o combate nos incêndios florestais.  

Exemplo é que através da implementação de um amplo leque de ações, ela consegue reduzir, entre os anos de 21 e 22, em 71% a extensão de áreas queimadas, o que representa 1.450 campos de futebol.

Um dos principais trabalhos que realizamos quanto ao controle do fogo é um rigoroso programa de manutenção dos aceiros, sejam ele entre carreadores, divisas com áreas urbanas, áreas de servidão e áreas de preservação ambiental.

É muito importante ressaltar o trabalho para a conscientização tanto do time interno de colaboradores e prestadores de serviços, como da comunidade do entorno, dando como exemplo o programa “Viralcool Contra o Fogo” desenvolvido com as escolas municipais e estaduais de ensino médio e fundamental.

E quando o assunto é combate, mostramos que o grande foco da usina é proporcionar condições para que a equipe chegue o mais rápido possível no foco e por isso fazemos parte do PAM (Programa de Auxílio Mútuo) um grupo formado por outras unidades industriais vizinhas e fornecedores de cana da região. Realizado hoje o monitoramento 24 horas via satélite no qual é abrangido cerca de 50 mil hectares de áreas agricultáveis e mais 25 mil hectares de áreas de preservação ambiental.

De recursos humanos, o grupo conta com um efetivo de 280 brigadistas, além de uma frota com mais 45 caminhões pipas que se espalham cumprindo a missão de acompanhar a colheita mecanizada ou ficar estrategicamente em pontos de observação prontos para a ação.

“Não podemos negar que o rigor climático menor do ano passado foi uma grande ajuda na redução dos focos, mas, paralelo a ele, temos a colheita dos resultados de um longo e contínuo trabalho que envolve desde o investimento em tecnologia e equipamentos, o treinamento e capacitação da equipe e a conscientização de uma parcela significativa da sociedade”, completou André Bresqui, responsável pelo setor Ambiental da Viralcool.