Grupo Viralcool recebe a Recertificação do Programa Etanol Mais Verde

Postado em 18/10/2023

 

Nos meses de julho e agosto as 3 unidades do Grupo Viralcool (Pitangueiras, Sertãozinho e Castilho) mais uma vez foram reconhecidas como empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável, recebendo a recertificação do Protocolo Etanol Mais Verde. O Protocolo Agroambiental que tem como objetivo a adoção e renovação de práticas de sustentabilidade na cadeia de produção sucroenergética, além disso, sua finalidade é também solucionar os desafios comuns do setor sucroenergético, buscando avanços na área ambiental, social e econômico em todo o Estado de São Paulo.

Criado em 2007 de forma voluntária por usinas e fornecedores de cana-de-açúcar, junto ao Governo do Estado de São Paulo, o programa consolidou-se com o desenvolvimento sustentável do setor, superando os desafios da mecanização da colheita canavieira no estado. O certificado que é concedido em conjunto pelo Governo do Estado de SP, representado pela Secretaria do Meio Ambiente, CETESB, pelo Setor Sucroenergético representado pela UNICA e pela Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, a ORPLANA.

Hoje, como resultado do programa, podemos dizer que 99% da área de cana no estado é colhida sem o uso da queima como método agrícola, e que desde o seu início, houve a eliminação da queimada e deixaram de emitir 72,4 milhões de toneladas de poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, material particulado e hidrocarbonetos) e 12,04 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE), de acordo com dados da CETESB.