Investimentos em tecnologia e infraestrutura possibilitaram a diminuição nos focos de incêndio

Postado em 01/02/2022

O Grupo Viralcool (Unidade de Pitangueiras) é um bom exemplo de como é tratado o assunto fogo numa usina. Mediante a pesados investimentos a cada safra, baseado num tripé formado por tecnologia, capacitação e infraestrutura foi possível reduzir, mesmo com toda complexidade climática de 2021 (seca extrema e geadas), até o final de julho em 40% a quantidade de hectares incendiados no comparativo com igual período do ano passado.

A Viralcool ainda possui um sistema de monitoramento via satélite 24 horas, além do rastreamento de caminhões pipa, em que qualquer foco de incêndio estes caminhões são acionados junto com as equipes para combaterem os focos de forma rápida.

 

 

 

 

De acordo com André Bresqui, do Meio Ambiente da Viralcool, em 3 meses houve quase 5 mil focos de incêndio em toda região, e na unidade da Viralcool Pitangueiras foram combatidos 93 focos ao entorno da usina. “Isso representa que apenas 1,95% de todos os focos são da Viralcool e isso é devido ao trabalho de prevenção que começa desde o campo, no preparo da terra, do cultivo, plantio, aceiros bem feitos, manutenção e também a parte tecnológica, além de equipes de combate bem treinadas e a integração com o PAM. Isso faz com que nossos combates sejam mais eficazes e o fogo não se espalhe para outras áreas”.