Ipê Agrícola investe em ganhos sustentáveis de produtividade

Postado em 18/05/2020


Ipê tem cultivo de cana em Jaboticabal, Taquaritinga e em Araraquara, no interior paulista.

Azael Pizzolato Jr, diretor da Ipê Agrícola, destaca que a empresa investe firme para obter ganhos sustentáveis de produtividade. “Para se obter uma boa produtividade com longevidade do canavial, é importante que façamos um planejamento de todo o plantio antes de iniciá-lo, uma implantação com todas as recomendações técnicas para o tipo de ambiente de produção onde o canavial está sendo implantado”, explica.

A Ipê tem cultivo de cana em Jaboticabal, Taquaritinga e em Araraquara, no interior paulista, e registra há seis safras excelente desempenho, sendo que nesta temporada 2020/21, a produtividade esperada é de 97,71 ton/ha e idade média é de 5,4.

De acordo com Pizzolato, é importante investir na gestão agrícola e fazer uso de algumas estratégias, como os tratos culturais, tão necessários para que a cultura possa manifestar o seu potencial de produção. Neste contexto, ele sugere que se faça a sistematização do solo, correção com calcário, gesso e fosfatagem. Também é importante a escolha da variedade, a sanidade da muda, o planejamento da sulcação, priorizando tiros retos e menor taxa de manobra.

A construção de terraços passantes quando necessário é indicada, pois evita a matação na sulcação. Ele orienta ainda a não deixar falhas de mudas no sulco de plantio, fazer cobrição com pouca terra e utilizar os insumos necessários nessa cobrição, visando o controle de pragas, além de estimular a brotação da cana.

O diretor da Ipê ainda ensina que é melhor fazer o herbicida logo após o plantio, ou seja, em pré-emergência total da daninha e da cultura. “Após a implantação, o manejo tem que ser intenso em controle de pragas e ervas daninhas. Deve-se efetuar o quebra lombo no time certo, prover nutrição foliar e também utilizar maturadores dependendo da época de colheita.

Fonte: Jornal da Cana