Minas Gerais terá a maior produção de açúcar de sua história

Postado em 01/09/2020


Safra no Estado vai ultrapassar 72 milhões de toneladas de cana. A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais deverá ser de 72,1 milhões de toneladas na safra 2020/2021, segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O volume é 5% maior em comparação com a temporada passada, quando foram produzidas 68,7 milhões de toneladas. Com uma área colhida superior a 862 mil hectares, o montante esperado será recorde dentro da série histórica iniciada em 2005/2006.

A maior parte da matéria-prima deve ser destinada ao açúcar. No Estado, a expectativa da Conab é que 4,7 milhões de toneladas do produto sejam geradas, o que representa um aumento expressivo de 47,8% na comparação com a safra anterior.

Para o etanol total (hidratado e anidro), a expectativa é que a produção chegue a 2,9 bilhões de litros, o que representa redução de -18,2%.

“Estamos caminhando para a maior produção de açúcar da história de Minas. O início da atividade das unidades CRV Industrial, em Capinópolis e a Usina Canápolis, em Canápolis fez com que Minas elevasse a potencialidade de produção e a flexibilidade das nossas fábricas ajudou a fazer a mudança de mix rapidamente, aproveitando o bom momento do açúcar”, afirmou o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) Mário Campos.

As exportações do setor sucroenergético também cresceram. De janeiro a julho de 2020, chegou a US$ 493,8 milhões, com um crescimento de 61,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O açúcar foi o principal item comercializado, representando quase 96% das vendas do complexo, com uma receita de US$ 473,1 milhões, e cerca de 1,6 milhão de toneladas. O segmento teve participação de 10% na exportação total do agronegócio mineiro no período de janeiro a julho 2020.

Carlos Eduardo Oliveira Bovo, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ressalta que o setor de cana-de-açúcar vem crescendo continuamente impulsionado pelo aprimoramento tecnológico.

“É um nicho que tem investido pesado em tecnologia, o que gera aumento de produção e produtividade. Nesse contexto, temos aumento na produção de açúcar por causa da demanda internacional e o setor está migrando de acordo com o mercado”, analisa.

Ele destaca, ainda, facilitadores como o crédito rural, as políticas públicas direcionadas para o segmento e os avanços nas pesquisas. “Ou seja, há tecnologia de ponta à disposição e o setor tem aproveitado, o que acaba gerando esses recordes e trazendo retornos para os produtores e para o estado”, conclui o superintendente.

 Fonte: Jornal da Cana