Ministério da Agricultura publica zoneamento das culturas da soja e do girassol

Postado em 29/05/2020
amp-Soy...The-Rest-of-the-Story.jpg

São Paulo, 29 – O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira, 29, no Diário Oficial da União as portarias números 145 a 160 que estabelecem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja. Em nota, a pasta diz que a principal novidade nas portarias são as novas cultivares indicadas por grupo de maturação e Unidade da Federação (UF). “Para a safra 2020/2021, no total, 9.356 indicações foram feitas, considerando que a mesma cultivar pode ser indicada para diferentes UFs, número 15% superior a safra passada; desse montante de indicações 64% são referentes a cultivares do Grupo 1, indicando que o desenvolvimento de cultivares precoces vem ganhando destaque junto aos obtentores”, informou.

O objetivo é do Zarc é reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e também o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática da soja.

Ainda conforme o ministério, na última sexta-feira, 22, foram publicadas as portarias de Zarc números 125 a 144, da cultura do girassol, “que apresenta características de boa tolerância ao estresse hídrico, dessa forma, se encaixa em sistemas de produção que realizam duas safras”.

Fonte: Isto é Dinheiro