Notícia boa para o setor: o mundo vai precisar ainda mais de açúcar

Postado em 12/08/2016
Na última terça-feira (9/8), a Datagro Consultoria trouxe mais uma boa notícia ao setor sucroenergético ao anunciar sua revisão de estimativa do déficit global de açúcar em 2015/2016, período que se encerra em 30 de setembro deste ano, de 6,21 milhões de toneladas para 7,72 milhões de toneladas. O presidente da consultoria, Plinio Nastari, projetou ainda que o déficit global da commodity deve aumentar de 7,10 milhões para 8,89 milhões de toneladas em 2016/2017.

Com isso, a previsão da Datagro para a relação entre reservas e consumo em 2015/2016 é de 43,5%, ou seja, 43,5% da demanda mundial seria atendida apenas com os estoques ao fim da atual safra, desconsiderando-se a produção. Para o ciclo seguinte, o porcentual caiu de 39,8% para 37,9% em 30 de setembro de 2017. "Toda vez que cai abaixo de 41%, existe condição de mercado com percepção de fluxos apertados", disse Nastari.

O ponto negativo da notícia, é que essa redução de estimativa decorre da redução de produção na safra brasileira. O clima seco e quente nos últimos meses no Centro-Sul do Brasil e a geada severa em grande parte das regiões produtoras de cana em julho são as causas da revisão, segundo Nastari. "As chuvas de maio e início de junho evitaram maiores perdas, mas não foram suficientes para reverter quadro dos canaviais, especialmente a terceira parte da colheita safra", disse. "Com isso, a taxa de renovação seguirá abaixo do normal, de 10,4% na safra passada, para entre 10% e 11% novamente. Isso significa canaviais envelhecendo, com produtividade menor", afirmou.

O clima afetou ainda, segundo Nastari, a rebrota da cana já colhida e que será moída na próxima safra, bem como acelerou a moagem da matéria-prima, o que tem afetado a produtividade da cultura. "As usinas aceleraram a moagem e colhem cana mais cedo", disse.