Novembro Azul tem palestra e prevenção

Postado em 26/01/2017
Dando continuidade à campanha do Novembro Azul, na manhã do dia 9 de novembro a Viralcool promoveu uma palestra com a enfermeira Talita Peixoto de Oliveira, da São Francisco Saúde Plena, que falou sobre a incidência de casos de câncer em homens, salientando a importância da prevenção.

De acordo com ela, é importante fazer o exame preventivo da próstata todo ano porque o crescimento do tumor é lento e progressivo. “Em 2016, a estimativa do ministério da saúde é de 61,200 novos casos. Porém, se diagnosticado no início e tratado, a chances de cura são muito grandes”.

Ela também comentou sobre o preconceito existente em relação ao exame do toque retal, que é rápido e indolor, além de ser a melhor maneira de se detectar uma possível alteração na próstata. “Em 95% dos casos o câncer já aparece em estágio avançado, por falta de prevenção”.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata em estágio inicial são: Dificuldade para urinar; Diminuição da quantidade de urina; Dificuldade em interromper a passagem da urina; Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro; Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar; Urinar em gotas; Dor na região dos testículos; Impotência ou dificuldade para manter a ereção; Dor ao ejacular; Presença de sangue no sêmen.

Já o câncer de testículo é mais comum e facilmente curado, porém é rápido e agressivo, então deve ser diagnosticado no início. E a melhor maneira de se detectar é fazendo o autoexame dos testículos. “Logo após o banho, o homem deve apalpar os testículos e sentir se há alguma alteração ou dor, reparar se há mudança no tamanho. Se houver, deve procurar um médico”, explica a enfermeira.

Além disso, ela alertou que o câncer de mama não atinge só as mulheres. Os homens também tem câncer de mama, porém o índice é menor. “Os homens não são educados a fazerem o autoexame, então o diagnóstico é tardio e pode ser fatal”.