O que é inflação e como ela afeta seu bolso e sua vida?

Postado em 11/02/2022

 

Quem vai ao supermercado ou ao posto de combustíveis já deve ter percebido que nos últimos meses está gastando muito mais. Isso é devido à inflação, que é uma velha conhecida dos brasileiros. Constantemente ela é utilizada como argumento pelo aumento no preço de produtos, de aluguel, de salários e também é o motivo pelo qual o seu poder de compra diminui em alguns momentos.

De forma resumida, a inflação aponta o aumento generalizado ou contínuo dos preços de uma série de categorias de bens e serviços essenciais no cotidiano das pessoas.

Mas, afinal, por que isso acontece?

Há vários motivos para que a inflação fique alta. As maiores causas da inflação a curto prazo são:

  • Aumento na demanda: Se o número de pessoas querendo um determinado item aumenta muito rápido, fica difícil garantir o fornecimento para todos. Nesse caso, dizemos que a demanda ficou maior do que a oferta. Nesses casos, o preço tende a subir, gerando inflação. Isso pode acontecer também quando há maior disponibilidade de crédito: com maior poder de compra, as pessoas conseguem gastar mais (aumentando a demanda geral).
  • Aumento nos custos de produção: A inflação também pode aparecer quando fica mais caro produzir um produto ou oferecer um serviço.  Com custo maior, a produção de algum item pode ser menor – com isso, a oferta (ou quantidade daquele produto disponível) cai ou os preços aumentam (para cobrir todos os custos extras).

Há também as causas da inflação a longo prazo:

  • Emissão de papel-moeda: Algumas ações do governo também podem fazer com que a inflação aumente. Quando os gastos são maiores do que os arrecadamentos, por exemplo, pode ser necessário “imprimir” mais dinheiro – ou seja, emitir mais moeda – para pagar as contas. Essa emissão faz com que o volume de dinheiro seja maior que a oferta de produtos e serviços. Consequentemente, os preços sobem.
  • Diminuir a taxa de juros: Quando o governo diminui a Selic, a taxa básica de juros da economia definidas pelo Banco Central, os seus investimentos na poupança, em renda fixa e em títulos públicos passam a render menos. Além disso, os empréstimos no geral ficam mais baratos. Essa é uma forma de estimular o consumo e a produção. No longo prazo, isso gera um aumento de demanda e pode acarretar no aumento da inflação.

 

Como a inflação afeta sua vida?

Na prática, a inflação faz com que seu dinheiro perca valor, já que ele não acompanha as altas nos preços. Se a inflação estiver muito alta também influência na distorção dos preços, e isso faz com que as pessoas tenham dificuldade de acompanhar o que está barato ou caro.