Oficina mecânica da Viralcool colhe benefícios da implantação do Programa 5S

Postado em 19/05/2021
A oficina mecânica da Viralcool tem ganhado destaque por implantar o Programa 5S em todas as áreas: desde a área de recepção, passando pela área de reparos, administração, descarte, área de lavagem de peças e até o toalete.

O 5S é um programa de gestão de qualidade, desenvolvido no Japão em meados de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra. Tem como objetivo aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização, e a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu(padronização), Shitsuke (Disciplina) .


 

Disponibilizar treinamentos e capacitações sobre o tema é fundamental para que todas as pessoas do setor participem. Desta maneira, foi criado um comitê de avaliações na qual cada membro tem a responsabilidade de levantar a situação de sua área, traçando assim um planejamento com a participação de todos, que de forma gradativa está se adequando às melhores formas de organização para cada área.

As mudanças são bem visíveis, com uma evolução na organização dos ambientes e a forma da equipe agir após realizar as atividades de manutenção. Apesar de haver desafios a serem ultrapassados, o 5S é uma ferramenta que traz muitos benefícios para a empresa. Começando pela equipe, que irá desempenhar suas funções com muito mais prazer em um ambiente de trabalho limpo, organizado e integrado. Isso possibilita para a empresa melhoria da qualidade de seus produtos/serviços, além de facilitar a conquista de certificações.