Palestras de Novembro Azul

Postado em 22/02/2023

 

Em novembro, os colaboradores da Viralcool Sertãozinho participaram da palestra com Professor de ciências e tecnologia da Fundação Abilio Alves Marques de Bebedouro, José Renato Garcia, sobre Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata.

Já na Viralcool Pitangueiras os colaboradores tiveram uma aula sobre prevenção com o médico do trabalho da unidade, Dr. Dimitri Visqueto. Antes da palestra começar, a Diretora de RH do Grupo Viralcool, Cláudia Tonielo, deu uma palavra aos colaboradores destacando a importância do diagnóstico precoce e fez um apelo para que os homens cuidem da saúde.

O médico do trabalho explicou que o câncer de próstata é o segundo mais frequente, após os tumores de pele. De acordo com ele, as chances de cura quando se diagnostica precocemente o câncer de próstata é de 90%”.

O diagnóstico precoce é feito por meio de exames, como o PSA (exame de sangue específico) e o exame de toque. “O exame de toque é muito importante para o médico detectar algo de errado na próstata. Além disso, ele é rápido, indolor e não fere a masculinidade do homem”, apontou o médico.

Estas palestras tem por objetivo de estimular os homens para fazer exames de próstata. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula e sobre o exame de sangue PSA. Além disso, mantenha hábitos de vida saudáveis, tenha uma boa alimentação e pratique exercícios físicos.

Além das importantes informações sobre a prevenção, os colaboradores receberam como brindes copos personalizados.