PAM: Plano de Auxílio Mútuo Agrícola

Postado em 20/06/2022

O PAM é a instrumentalização, através de um documento formal, das atitudes que, rotineiramente, já são tomadas pela Viralcool e seus parceiros quando veem suas lavouras de cana-de-açúcar e seu entorno atingidos por incêndios e, por exemplo, acionam a brigada de incêndios mais próxima para realizar o combate ao fogo, etc.

E a sua formalização fica mais evidente quando se analisam as “boas práticas agrícolas” para se evitar incêndios e multas em canaviais, constantes da Portaria CFA nº 16/2017, na medida em que, se o PAM existir formalmente, o proprietário/possuidor/unidade industrial vítima de incêndio, computará mais pontos para afastar o nexo de causalidade necessário a aplicação de multas ambientais.

Neste intuito, o time da Viralcool Pitangueiras, em conjunto com a Tereos unidades Andrade, São José e Mandu e a Usina Pitangueiras protocolaram seu PAM e os PPI – Plano de Prevenção a Incêndios Florestais 2022 no dia 26 de abril junto ao 4º Batalhão da Polícia Ambiental da cidade de São José do Rio Preto, em atendimento à Portaria CFA 16 de 2017, posteriormente sendo todos “APROVADOS” e estando em conformidade no quesito Combate à Incêndios Florestais.

“A aprovação do nosso PAM e PPI 2022 nos dá tranquilidade para continuarmos a exercer nosso trabalho com excelência e cuidado com o nosso meio ambiente, as comunidades e com os nossos colaboradores, tornando assim mais visível a nossa participação de forma sustentável e equilibrada nas ações já desenvolvidas pela empresa”, explicou o técnico de controle de meio ambiente da Viralcool, André Bresqui. 

 

Reunião do PAM 2022

No dia 20 de maio aconteceu a 1ª reunião presencial do PAM Viralcool, Tereos e Usina Pitangueiras 2022, nas dependências da Tereos unidade Andrade.

A reunião teve como objetivo o alinhamento operacional do fluxo de comunicação entre as usinas, pontos de melhoria no atendimento das ocorrências e lições aprendidas em combates contra incêndios. De acordo com o técnico de controle de meio ambiente da Viralcool, André Bresqui, este foi um momento de grande aprendizado, com troca de experiências entre os participantes onde foi também verificado e definido ações rápidas, eficientes e coordenadas para o atendimento do PPI – Plano de Prevenção a Incêndios Florestais de casos de combates.

Proporcionando aprimoramento técnico, integração entre os participantes, troca de informações e conhecimento dos riscos potenciais de ocorrências na região de abrangência das empresas participantes.

“Toda forma de conhecimento adquirido é de grande valia para todos nós, essa sinergia entre as empresas na busca constante da preservação do meio ambiente vai além das fronteiras da nossa matéria prima, a cana-de-açúcar, quando entendemos que além de combater os focos de incêndio nos canaviais, ajudamos a preservar a natureza de forma geral e as comunidades ao entorno”, finaliza André.