Petrobras vai exercer preferência em blocos do pré-sal

Postado em 26/05/2017
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (25) que vai exercer seu direito de preferência para as áreas de Sapinhoá, no segundo leilão do pré-sal, e para as áreas de Peroba e Alto de Cabo Frio Central ofertadas no terceiro leilão dos blocos exploratórios sob regime de partilha do pré-sal da Bacia de Santos.
 
 
A decisão foi comunicada formalmente pela empresa ao Conselho Nacional de Política Monetária (CNPE) e os leilões serão realizados ainda este ano pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
Em relatório a clientes, o Itaú BBA destacou que embora a Petrobras já tenha reservas suficientes para desenvolver nos próximos anos, é provável que Sapinhoá ajude a reduzir as complexidades operacionais, pois é uma área unitizável com produção significativa. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, e a diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes, explicaram que todas as oito áreas são interessantes, mas que a escolha foi feita com base no risco e no potencial de retorno dos investimentos.
 
A companhia também disse que, nas áreas em que não exerceu direito de preferência, poderá participar em condições de igualdade com os demais licitantes, seja para atuação como operador ou como não-operador. No longo prazo, acrescentou, a ideia é recompor o portfólio exploratório da empresa. A partir de agora, iniciará a fase de conversas com outras petroleiras para a formação de consórcio, modelo prioritário na estratégia da companhia. Estes leilões (do pré-sal) têm um calendário que temos de cumprir.
 
"Existe uma sequência de questões que se colocam de hoje até a realização do leilão que vão determinar várias possibilidades diferentes para decisões que a empresa tem que tomar, onde restrições financeiras especialmente no curto prazo certamente são relevantes", disse Parente.
 
O presidente da Petrobras esteve reunido com a presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, na noite de quarta, para discutir a venda de participações da estatal em distribuidoras estaduais de gás natural.
 
Segundo a Petrobras, o investimento em áreas nesses leilões não impactará as metas de seu Plano de Negócios e Gestão 2017-2021, bem como a de redução de sua dívida.
 
A terceira rodada ofertará as áreas de Pau Brasil, Peroba e Alto de Cabo Frio Oeste, na Bacia de Santos, e a área de Alto de Cabo Frio Central, nas Bacias de Santos e Campos. Assim, a estatal informou que conseguirá dar conta do pagamento de R$ 810 milhões em bônus de assinatura para operar os três blocos para os quais indicou preferência. O valor dos bônus de assinatura soma 4,35 bilhões de reais. Elas serão concedidas em dois leilões no dia 27 de outubro.
 
Segundo as novas regras do regime de Partilha, a Petrobras tem o direito, antes ou até mesmo durante os leilões, de dizer se tem interesse em ficar com algum percentual das áreas oferecidas. A empresa pode montar um consórcio para disputar essas áreas, se perder, pode escolher se quer ou não integrar o consórcio vencedor.
 
 
Fonte: lazeresportes