Plantio de Soja

Postado em 22/02/2023

 

A Viralcool Castilho realizou, no último trimestre de 2022, o plantio de mais de 2.000 hectares de soja para a rotação de cultura no plantio de cana-de-açúcar.

A rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa manter ou elevar a qualidade do solo e baseia-se no cultivo de plantas diferentes dentro do sistema de rotação. É um dos princípios básicos para o sucesso do Sistema de Plantio Direto (SPD) de culturas como a cana-de-açúcar. A implantação de culturas secundárias é responsável por diversos benefícios para o solo e para o SPD. Ao utilizar a alternância de espécies vegetais, são perceptíveis algumas vantagens, como: a quebra do ciclo dos patógenos de uma monocultura, maior área de absorção de água e nutrientes, produção de biomassa e incremento a fertilidade do solo.

O sistema de produção alinhado às boas práticas de manejo visa a lucratividade e os cuidados para com o meio ambiente. Além do aumento da produtividade, é possível melhorar o solo em suas partes físicas, químicas e biológicas e descobrir que sempre há a possibilidade de melhorar o uso da terra de forma sustentável.  Os resultados desse plantio serão efetivados com a colheita, que se espera realizar durante os meses de fevereiro a abril, estimando uma produtividade de 40 sacas por hectare.