Plantio de soja no RS é aberto oficialmente

Postado em 23/10/2020


Abertura do plantio da soja foi feita pela primeira vez via internet

Nesta terça-feira foi realizada a 10ª edição do plantio da soja no Rio Grande do Sul, safra 2020/2021, em formato virtual.

Mesmo sob os efeitos da pandemia de coronavírus e ainda se recuperando da grave estiagem da temporada passada, o agronegócio gaúcho inicia o novo ciclo da soja com a previsão de obter a segunda maior colheita de grãos (que inclui além de soja, milho, arroz e feijão) da história.

É o que prevê a estimativa da Emater-RS divulgada em setembro. O levantamento indica que a área total deve ser de 7,8 milhões de hectares (1,8% superior ao período anterior) com produção 40,2% maior do que a safra passada, alcançando 32,5 milhões de toneladas dos principais grãos de verão (soja, milho, arroz e feijão). A maior safra do Estado até então foi em 2017, com mais de 33,6 milhões de toneladas de grãos colhidos.

A soja é a cultura que tem a expectativa de maior aumento de produção (68,8%) e produtividade (65,7%) em relação à última safra, possibilitando a colheita de 18,9 milhões de toneladas – volume 68,8% superior à safra 2019/2020.Leite disse também que, nos últimos anos, a soja tem relevante participação na economia gaúcha e se destacou mais em produtividade do que em área plantada. “Justamente devido a todo investimento que se faz em tecnologia, em irrigação, em equipamentos, na própria semente, de forma a ganharmos condições de produzir mais e, consequentemente, de gerar mais riqueza para o povo gaúcho”, lembrou.

Até o momento, 4% das lavouras da nova safra já foram semeadas, o mesmo percentual registrado na média dos últimos cinco anos para o mesmo período no RS.

Fonte: Agrolink