Preços do aço e do minério na China recuam nesta quarta

Postado em 14/12/2016
Manila – Os contratos futuros do aço e do minério de ferro na China recuaram nesta quarta-feira após um rali de dois dias que elevou as commodities para máximas plurianuais, em meio a esforços de Pequim para amenizar a sobrecapacidade do setor siderúrgico.

A China cortou 88 milhões de toneladas de capacidade de aço este ano, dentro de uma reforma econômica para reduzir o excedente que atinge vários setores. Além disso, o país tem limitado a produção de unidades mais poluidoras.

O vergalhão mais ativo da Bolsa de Futuros de Xangai fechou em queda de 2,6 por cento, a 3.375 iuanes (489 dólares) a tonelada.

Na segunda-feira, o produto atingiu o valor mais elevado desde abril de 2014, a 3.557 iuanes.

O minério de ferro na bolsa de Dalian caiu 4,8 por cento, para 605 iuanes por tonelada, depois de máxima de quase três anos de 657 iuanes na segunda-feira.

“Considerando que paralisações no setor de aço foram um dos principais impulsionadores do rali, a nosso ver não acreditamos que o rali do minério de ferro seja fundamentalmente justificado, embora seja claro que os participantes do mercado chinês discordem”, disseram analistas da Macquarie em nota.




Fonte: Exame