Previsão do tempo: abril começa com bons volumes de chuva para as lavouras de milho

Postado em 02/04/2018
Na segunda-feira (02/04), o tempo fica fechado, com expectativa de chuva a qualquer hora do dia em grande parte do território brasileiro, devido a  presença de uma frente fria sobre a região Sudeste, que mantém o canal de umidade sobre grande parte do Brasil, de acordo com a previsão do tempo da Climatempo.

Umidade do solo

As atividades de campo, como a colheita e a pulverização, acabam sendo prejudicadas. Por outro lado, o solo permanece com bons níveis de umidade, favorecendo as lavouras da segunda safra.

Segundo a Climatempo, na terça-feira (03/04), o Norte e Nordeste do Brasil deverão se manter com o tempo mais fechado e com previsões de chuva a qualquer hora do dia. Na Região Sul do Brasil, além do sul do Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais aberto e sem previsões de chuva.

Condições climáticas favoráveis

As condições devem se manter favoráveis, ao longo de toda semana, para o desenvolvimento das lavouras de segunda safra em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

No entanto, de acordo com Marco Antônio Santos, agrometeorologista da Climatempo, o tempo mais chuvoso pode atrapalhar o início da colheita de cana de açúcar, principalmente no estado de São Paulo, mas nada que traga prejuízos, já que está só começando.

Previsão do tempo para a região Sul

A tendência para o Sul do país, de acordo com a previsão do tempo, é de que a chuva só retorne após o dia 15 deste mês, de forma generalizada e em bons volumes. Até lá, a previsão é de tempo aberto e sem chuva. Para a realização da colheita do arroz, soja e principalmente para o desenvolvimento do milho, essas condições serão excepcionais, podendo causar certa apreensão.

No entanto, como há previsão de chuva, relativamente boa e com abrangência, durante toda a segunda quinzena de abril, os níveis de umidade do solo serão elevados e beneficiarão o desenvolvimento das lavouras na região Sul. Por outro lado, pode haver complicações para os produtores que estarão em plena colheita.
 

Fonte: sfagro