Produção de açúcar na temporada 2018/2019 vai cair 23%, diz consultoria

Postado em 20/07/2018

Safra mais alcooleira e estiagem, que favorece a produção de etanol, são justificativas para revisão da estimativa

A consultoria Safras & Mercado revisou para baixo sua estimativa para a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na temporada 2018/2019. A empresa projeta agora que a produção da principal região canavieira do país alcançará 28 milhões de toneladas, contra as 31 milhões de toneladas estimadas anteriormente.

Se confrontada com a produção de 36,44 milhões de toneladas registrada no ciclo 2017/2018, a estimativa da Safras para esta temporada prevê uma significativa queda de 23%.

Segundo o analista Maurício Muruci, entre as justificativas para a revisão na estimativa estão o fato da safra estar muito mais alcooleira, cerca de 62% em favor do etanol no mix, e, principalmente, a estiagem que assola o Centro-Sul desde março e que vai reduzir a qualidade da cana, um fator que favorece a produção de etanol.

Além disso, as projeções de alta no preço do petróleo deverão dar fôlego à demanda para o etanol, com as usinas deixando de lado a produção de açúcar em um momento de grande superávit de oferta em termos globais e de queda de rentabilidade com a commodity. “Há ainda uma queda nos investimentos em renovação de canaviais que, envelhecidos, perdem produtividade”, salientou.


Fonte: Canal Rural-UOL