Programa Jovem Agricultor do Futuro manteve aulas com distanciamento social

Postado em 27/09/2021

O Programa Jovem Agricultor do Futuro segue com suas atividades, de forma segura e responsável. O Grupo Viralcool, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rura), Sindicatos Rurais de Bebedouro e Sertãozinho, e Prefeituras Municipais, mantém atualmente 6 turmas do Programa, duas na cidade Viradouro, duas em Pitangueiras (sendo uma no distrito de Ibitiuva) e duas em Sertãozinho. Devido a pandemia, as turmas estão acontecendo com redução no número de alunos.

 

 

“Podemos dizer que, apesar das barreiras e dificuldades, o programa conseguiu superar e continuou durante a pandemia, o que foi de grande valor pra esses jovens, que estavam a quase um ano (senão mais) sem esse contato social. Seguimos desde então todos os protocolos de segurança para evitar a transmissão do vírus, mantendo distanciamento social, evitando aglomeração dos alunos (que foi possível devido a divisão da turma), fazendo o uso de álcool 70% e utilizando máscaras de proteção durante todo o tempo”, contou a instrutora técnica do Jovem Agricultor do Futuro de Viradouro, Lissa Domingues Magioni.

Para a instrutora pedagógica, Angélica M. S. Eduardo, o Projeto Agricultor do Futuro já traz em si uma identidade de excelência, e em especial nesse ano sua importância na vida dos alunos foi determinante para superação de vários acontecimentos. “Muito além de aprendizado ligado à agricultura, os jovens são formados em um ambiente seguro de disciplina e dedicação. Conhecimentos técnico-pedagógicos, novas amizades, cultura e lazer também enriquecem a grade do curso”. Esse ano em ação comunitária trabalharam com o tema: Saúde física e mental no período da pandemia, no intuito de ajudar outros jovens a vencerem a mesma luta que estavam travando. 

 

 

Para o aluno Lucas Eleotério, de 15 anos, esse não foi um ano fácil. Ele contou que se matriculou no curso por insistência da mãe que queria muito que ele fizesse algo diferente.  “No curso fiz amigos e superei muitas barreiras, entre elas, perdi minha mãe e avô por conta da COVID-19. O dia a dia do curso foi muito importante para passar por tudo sem desistir. Tenho aprendido muito conteúdo, entre eles: formação profissional, prevenção ao uso de drogas e doenças. Se pudesse faria o curso novamente no próximo ano”.