Reunião do PAME na Viralcool discute prevenção contra incêndios na indústria

Postado em 18/06/2018


No dia 23 de março aconteceu, na Sede Social da Viralcool, em Viradouro, a reunião mensal do PAME-RP – Plano de Ação Mútua de Emergência - Ribeirão Preto. O evento reuniu profissionais de várias empresas que compõem este grupo prevencionista, que tem por objetivo maior a prevenção de emergências e combate a incêndios nas indústrias.

A reunião começou com uma palestra com o especialista da Suatrans, Saul José Bettini, que tratou de emergências químicas em plantas industriais, tecnologia e novidades que existem hoje para esse tipo de emergência, destacando que “Numa usina também temos produtos perigosos, como o etanol. Desta maneira, é imprescindível que exista uma equipe bem treinada para atender a essa demanda de emergência”.

Houve também a apresentação do novo coordenador do grupo, Vanderlei Gusmão. O papel do coordenador é fomentar a organização da equipe no sentido de manter o calendário de reuniões e realizar ações que o PAME traz para a equipe. “Nessas reuniões trocamos experiências e discutimos metodologias, sempre com o intuito de manter o PAME pronto para atuar caso haja necessidade”.

Foram 7 usinas participantes, além de outras empresas do ramo de combustível da nossa região. O Corpo de Bombeiros também esteve representado pelo subtenente Leandro Cesar Ferreira Leite, que destacou a importância de participar das reuniões do PAME para estar inteirado dos assuntos discutidos e orientar quanto às prevenções de incêndio. “Devemos manter fortes os laços com o objetivo de deixar a disposição a força de combate de emergência que as empresas têm”, concluiu o engenheiro de segurança do trabalho da Viralcool, Ricardo Carvalho Rezende.