Safras eleva estimativa de produção de soja do Brasil para quase 118 mi

Postado em 03/05/2019
produção se soja do brasil para quase 118 mi

A produção brasileira de soja em 2018/2019 deverá totalizar 117,925 milhões de toneladas, com redução de 3,2% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 121,8 milhões de toneladas. A revisão foi divulgada nesta sexta, dia 3, pela consultoria Safras & Mercado. A projeção anterior, realizada em março, era de 116,413 milhões de toneladas.

Com a colheita praticamente finalizada, a Safras indica aumento de 3,2% na área cultivada, que teria ficado em 36,467 milhões de hectares. Em 2017/2018, o plantio ocupou 35,337 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.464 quilos por hectare para 3.250 quilos.

De acordo com o analista da consultoria Luiz Fernando Roque, os trabalhos de colheita no Sul estão revelando resultados acima do esperado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

“Ambos os estados podem atingir produtividades médias recordes nesta temporada. No Paraná, embora as lavouras mais tardias tenham trazido certa compensação das perdas iniciais, se fez necessário um novo ajuste negativo na produtividade média esperada, mesmo que pontual”, diz Roque.

Também houve revisões positivas sobre a produtividade média da soja em Mato Grosso e Goiás. A colheita revelou que as perdas registradas nas lavouras mais precoces desses estados foram compensadas pelas lavouras mais tardias, mantendo as produtividades estaduais em bons níveis.

Já em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, o panorama similar ao registrado no Paraná também culminou em um ajuste pontual negativo nas estimativas.

“No Norte/Nordeste, destaca-se a elevação da produtividade média
esperada para o Piauí, enquanto no Maranhão houve uma piora na expectativa de produtividade”, afirma o analista de Safras & Mercado.


Fonte: Canal Rural-UOL