Semana de Combate às Drogas é realizada de forma virtual

Postado em 24/09/2021

Para manter o distanciamento social, as três unidades do Grupo Viralcool realizaram em junho a Semana de Combate às Drogas de forma virtual, por meio de vídeos publicados em nossas redes sociais que abordaram diversos aspectos dos malefícios do uso de drogas e álcool.

De acordo com o médico do trabalho da Viralcool Pitangueiras, Dr. Dimitri Visquetto, dados de 2019 do IBGE indicam que o Brasil gastou mais de 20 bilhões de dólares com o tratamento, dependências e absenteísmos referentes a acidentes de trabalho. “É um impacto muito grande nas empresas e estima-se que de 20 a  25% dos acidentes de trabalho envolvem o uso de drogas lícitas ou ilícitas”.

O psicólogo da São Francisco Saúde, Mateus Pavanello Godoi Costa também destacou que hoje em dia é muito comum as pessoas fazerem uso de bebidas alcoólicas em festas, eventos, comemorações. Mas também algumas fazem o uso frequente e diário. “Muitos tem contato com o álcool pela primeira vez na adolescência, que é uma fase de imaturidade e com o passar dos anos vai aumentando o uso”, explicou ele. 

Outro tema abordado nos vídeos foram as drogas psicoativas, que são muito usadas por jovens hoje em dia, também conhecidas como maconha, LSD e Ecstasy. Essas drogas perturbam o cérebro de forma direta, agindo na mente humana como uma estimulação, levando à excitação e também à depressão ao mesmo tempo. Existem histórias de pessoas que usaram estas drogas e desenvolveram esquizofrenia, síndrome do pânico ou transtorno bipolar.