Semeadura de soja será antecipada na Bahia

Postado em 15/09/2020


Plantio teve antecipação e está autorizado a partir de 1º de outubro. A soja pode ser plantada na Bahia a partir de 1º de outubro. A antecipação foi um pedido dos sojicultores que alegaram que se não fosse feita a alteração na janela do plantio, que tradicionalmente ocorria no dia 8 de outubro, com o fim do vazio sanitário, é embasada em projeções técnicas que apontam não haver riscos no aumento da ocorrência de pragas, a exemplo da ferrugem asiática, caso o plantio fosse antecipado em uma semana.

A antecipação foi autorizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O órgão vai avaliar através de monitoramento intensivo as plantações e caso fique comprovado que houve aumento na incidência de pragas importantes durante esse período, na próxima safra não haverá  alterações no calendário. 

Os produtores que optarem pela antecipação do plantio deverão assinar um Termo de Compromisso, junto à Adab e Aiba, garantindo a implantação das boas práticas agrícolas no cultivo da oleaginosa, além de redobrar a atenção no monitoramento fitossanitário da Ferrugem Asiática nestas áreas.

“Os produtores investem agora na compra de sementes selecionadas e, em alguns casos, já asseguraram o aluguel do maquinário específico e contratação de trabalhadores para reforçar o plantio nas grandes áreas da região oeste”, explica o diretor-geral da Agência, Maurício Bacelar. A partir do dia 21 de setembro os sojicultores já devem acionar os pivôs para garantir a umidade e a germinação da cultura, bem como a revisão do maquinário.

Na safra passada a Bahia plantou 1,6 milhão de hectares com a oleaginosa e colheu 6,1 milhões de toneladas, um avanço de 13%, segundo dados da Conab. 
 
Fonte: AgroLink