Setembro Amarelo é marcado por ações especiais

Postado em 27/10/2022

Setembro Amarelo é marcado por ações especiais

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem devido ao suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou mortes violentas. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Desta maneira, a Viralcool desenvolveu uma série de ações de cuidado e prevenção que marcaram o mês de setembro. Foram desenvolvidos cartazes e newsletters informativos sobre a gravidade deste assunto e suas consequências. Além disso, os Ambulatórios das três unidades da Viralcool distribuíram chocolates com mensagens motivacionais a todos os colaboradores. Nas redes sociais das unidades do Grupo também foram postados conteúdos informativos e de prevenção, atingindo desta maneira não somente os colaboradores, mas também o público externo das usinas.

 

Setembro Amarelo é marcado por ações especiais

 

E ainda a diretora de RH do Grupo Viralcool, Claudia Tonielo, fez uma visita ao campo, em uma das frentes de trabalho para conversar com os colaboradores e falar um pouco sobre a importância deste mês de prevenção ao suicídio.

“Sempre estamos no campo fazendo ações e desta vez vamos conversar com todos e dar uma palavra de conforto e carinho com as pessoas. É muito importante conversar e ter essa relação mais humanizada”, destacou ela.

Para finalizar, ainda houve uma palestra com a psicanalista da Hap Vida, Gabriela Machado de Carvalho. De acordo com ela, durante muito tempo, a saúde mental foi um tabu, porém cada vez mais estamos dando importância a este assunto. “Quando não estamos bem psicologicamente, isso afeta nosso trabalho e a convivência com outras pessoas. Então, ter a conscientização de que precisamos cuidar da nossa saúde mental tem sido cada vez mais falado. Se você perceber uma mudança de humor ou comportamento em você ou em algum colega de trabalho, não tenha vergonha de procurar ajuda”, aponta a médica.