Setembro Amarelo: Viralcool promove ação no mês de combate ao suicídio

Postado em 24/09/2021

O mês de setembro foi escolhido como mês de prevenção ao suicídio em todo o mundo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, profissionais da saúde ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV (Centro de Valorização da Vida), que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

A Viralcool também produziu uma campanha sobre o Setembro Amarelo, com post e vídeo em redes sociais, cartazes e newsletters informativas e fundo de tela nos computadores das unidades.