SIPAT nas unidades da Viralcool

Postado em 14/06/2024

Viralcool Sertãozinho:

A Viralcool Unidade de Sertãozinho iniciou, no dia 19 de fevereiro, a SIPAT 2024 - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, com a presença do Engenheiro de Segurança Luís Henrique, o professor Alex Paixão e a Diretora de RH Claudia Tonielo, que falou sobre a importância dos colaboradores estarem atentos às tarefas que oferecem maior risco e que se preocupem com os treinamentos para evoluir.

No dia 20, o graduando em psicologia da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto, Felipe de Oliveira Mendonça, palestrou na SIPAT 2024 sobre o tema Inteligência Emocional.

Felipe alertou que as pessoas hoje em dia têm muito medo de errar e que às vezes perdem muitas chances de evoluir profissionalmente por conta desse medo. Disse ainda que é preciso se arriscar mais, achar saídas para os problemas diários. ”Se determinada tarefa parece difícil, temos que encontrar soluções possíveis, avaliá-las e colocá-las em prática”, completou ele.

Já na manhã do dia 21 de fevereiro o professor e fisioterapeuta Ângelo Benk, formado pela Faculdade Anhanguera, realizou palestra abordando temas como: ergonomia, saúde mental e a importância da ginástica laboral para a saúde dos colaboradores.

O profissional ainda falou sobre a importância de ficarmos atentos ao stress causado por problemas particulares que trazemos para a empresa e problemas da empresa que acabamos levando para casa. “É importante buscarmos ajuda competente para que possamos realizar as tarefas do dia a dia com qualidade e conseguirmos ser felizes”, destacou Ângelo.

No dia 22, foi dia de falarmos em meio ambiente na SIPAT 2024 da Viralcool Sertãozinho. A palestrante convidada, Cristiane Aparecida Da Silva Panari - Técnica em química, engenheira química, engenheira de segurança do trabalho e discente no mestrado em técnica ambiental - falou sobre as nossas responsabilidades com o lixo que produzimos diariamente e a necessidade de estarmos promovendo a sua reciclagem para que possamos ter ambientes urbanos, matas e rios mais saudáveis.

De acordo com Cristiane, ainda existe muito a ser feito nesse sentido. É preciso que as pessoas se engajem nessa causa e entendam que o futuro das novas gerações está diretamente ligado às ações que forem implementadas agora.

A última palestra da SIPAT 2024 na Viralcool Unidade Sertãozinho aconteceu na sexta-feira, dia 23 de fevereiro. A palestra incluiu uma série de dinâmicas comandadas pelo professor Marcelo Masquete para demonstrar aos colaboradores a importância do autoconhecimento para melhoria do ambiente de trabalho e também nas suas vidas particulares.

O evento contou com a presença da advogada e responsável pelo Departamento Jurídico da Viralcool, Dra. Gisele Bazzo, que fez o encerramento da SIPAT2024, elogiando o baixo número de acidentes de trabalho na última safra e reafirmou o compromisso da empresa com “acidente zero” para as próximas safras.

Viralcool Pitangueiras:

Na abertura da SIPAT 2024 a diretora de RH da Viralcool, Claudia Tonielo, falou aos colaboradores que é preciso estarem atentos às suas tarefas para sejam executadas com total segurança. “Excesso de confiança pode ser prejudicial”, comentou a diretora.

O engenheiro Luis Henrique, responsável pela segurança do trabalho da Viralcool – Unidades Sertãozinho e Pitangueiras – salientou o esforço e empenho do departamento em fazer com que todos os colaboradores conheçam e cumpram os protocolos de segurança adotados pela empresa.

Aconteceu também uma palestra que ficou a cargo do engenheiro Wellington Israel de Souza, da empresa JW Engenharia, que falou sobre a necessidade de todos os profissionais estarem atentos e analisarem as diferentes situações que possam causar acidentes.

No dia 27, tivemos a palestra do fisioterapeuta Dr. Maikol Gianeli, que abordou o tema “Ergonomia”. Gianeli alertou os participantes sobre a importância da ergonomia como um item fundamental para a qualidade de vida profissional e na sua vida familiar. Mostrou que os resultados da ergonomia dependem de uma série de fatores no trabalho, mas que acima de tudo, dependem do comprometimento de cada um e estar alerta com os seus hábitos.

O professor Alex Paixão, palestrante do dia 28 de fevereiro, falou sobre a tendência de as pessoas enxergarem em uma determinada situação aquilo que querem ver e nem sempre o que é na realidade.

“A comunicação indevida pode contaminar o grupo surgindo situações complicadas no ambiente de trabalho e nas relações humana.”, apontou o professor.

Ele ainda alertou os colaboradores sobre a questão de assédio moral ou sexual, e como isso pode ter repercussões negativas, tanto nas pessoas envolvidas quanto para o ambiente de trabalho como um todo.

Já no dia 29, a palestrante convidada, Cristiane Aparecida Da Silva Panari, falou sobre as nossas responsabilidades com o lixo que produzimos diariamente e a necessidade de estarmos promovendo a sua reciclagem para que possamos ter ambientes urbanos, matas e rios mais saudáveis.

De acordo com Cristiane ainda existe muito a ser feito nesse sentido. É preciso que as pessoas se engajem nessa causa e entendam que o futuro das novas gerações está diretamente ligado às ações que forem implementadas agora.

Na sexta-feira, 01 de março, aconteceu a última palestra da SIPAT 2024 na Viralcool Pitangueiras. Realizada pelo professor Marcelo Masquete, demonstrou aos colaboradores a importância do autoconhecimento para melhoria do ambiente de trabalho e também nas suas vidas particulares.

Masquete ainda falou que o crescimento pessoal e profissional depende quase que totalmente da vontade “do querer” de cada um. Se um profissional deseja evoluir profissionalmente ele busca informações para aprimorar o seu conhecimento e isso, automaticamente, produz um crescimento pessoal.