Soja: clima nos EUA deve gerar oportunidade de negócios em agosto

Postado em 23/07/2018
Soja EU

Mês será decisivo para a definição da produção norte-americana, o que pode trazer volatilidade para os contratos futuros. Confira as principais notícias sobre mercado agropecuário, economia e previsão do tempo!

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a sexta-feira, dia 20, em alta. Em sessão bastante volátil, o grão estendeu os ganhos da semana, com o recente clima seco e quente em partes do meio-oeste dos Estados Unidos – que pode afetar a produtividade esperada anteriormente.

No acumulado da semana, os ganhos na posição agosto foram de 3,79%. Esta foi a maior alta semanal desde o dia 25 de maio.

No Brasil, a oleaginosa teve uma sexta-feira de preços mais baixos, apesar da alta em Chicago. A forte queda do dólar foi o fator predominante de pressão, que levou ao declínio das cotações no Brasil. Com isso, o dia foi de ausência de negócios relevantes nas principais praças de comercialização.


Semana que começa
A expectativa para esta semana é que o mercado de soja mantenha as atenções voltadas para a guerra comercial entre Estados Unidos e China e seus impactos sobre o mercado mundial.

Os investidores analisam as implicações práticas da taxação chinesa de 25% sobre a soja norte-americana. A tendência é que nos próximos meses o fluxo comercial mundial do complexo soja se altere, formando um novo cenário.

Além disso, o desenvolvimento dos EUA e o panorama climático sobre o cinturão produtor também ficam no foco. Isso porque a piora nas condições das lavouras frente à um clima menos favorável registrado nas últimas duas semanas trouxe certo suporte para Chicago.

O mês de agosto será decisivo para a definição da produção dos EUA, o que pode trazer volatilidade para os contratos futuros.

Soja no mercado físico – R$/saca de 60 kg
Passo Fundo (RS): 81,00
Cascavel (PR): 80,50
Rondonópolis (MT): 76,50
Dourados (MS): 77,50
Porto de Paranaguá (PR): 88,00
Porto de Rio Grande (RS): 88,50
Porto de Santos (SP): 86,00
Porto de São Francisco do Sul (SC): 87,00

Soja na Bolsa de Chicago (CBOT) – US$ por bushel
Agosto/2018: 8,49 (+3,75 cents)

Novembro/2018: 8,55 (+3,25 cents)


Fonte: Canal Rural-UOL