Soja: produtor gaúcho registra produtividade de quase 124 sacas por hectare

Postado em 19/06/2019
Soja: produtor gaúcho registra produtividade de quase 124 sacas por hectare

O Rio Grande do Sul foi o estado que mais cresceu na produção de soja na última safra, 2018/2019, mesmo tendo enfrentado problemas com o clima adverso. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os gaúchos colheram 12% a mais, ultrapassando o Paraná, se tornando o segundo maior produtor nacional do grão. Se o estado teve tão bom desempenho assim, teve produtor que conquistou um resultado ainda melhor.O município de Cruz Alta é o quarto maior produtor de soja do estado, segundo dados do IBGE, mas o agricultor Maurício de Bortoli elevou o status da região. Isso porque ele conseguiu a façanha de colher 123,88 sacas de soja por hectare na média, bem acima das 59 sacas de média do município , ou as 53,4 sacas do país.

Com este resultado Bortoli se sagrou campeão da 11ª edição do Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). Esta também foi a primeira vez que o vencedor é de áreas irrigadas.

Para conseguir alta produtividade, Bortoli revela que investiu no manejo agronômico, com a escolha de uma cultivar com características genéticas e fisiológicas compatíveis com o solo e com o clima do local onde fez o plantio. ?Como sou produtor de sementes, tive um cuidado e atenção no controle de pragas e doenças que pudessem impactar em redução da produtividade e da qualidade do produto final?, afirma o campeão.

O produtor gaúcho relata que enfrentou dificuldades com o clima, com chuvas fortes entre outubro e novembro de 2018, o que causou prejuízos ao solo e atraso na semeadura. Logo após veio a falta de chuvas em dezembro e em fevereiro, com a estiagem chegando até a 23 dias.

Fonte: Canal Rural-UOL